quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PRÊMIO ANU 2013!!!





Com uma felicidade imensa recebemos mais uma vez o telefonema da CUFA, Central Única das Favelas do Rio de Janeiro, nos comunicando que nossas ações tem destaque no Estado do Piauí e que estávamos entrando no processo de seleção e precisávamos enviar nosso material de 2012. Que no final do mês de Novembro sairia a seleção das 5 melhores iniciativas de cada estado concorrendo ao Prêmio Anu, que tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de Favelas em todo território nacional que contribuam para o desenvolvimento humano e social desses espaços. Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências, o Prêmio Anu volta o olhar para essas iniciativas que colaboram diretamente para a melhoria de vida dos moradores, desconstruindo assim o estigma imposto a esses espaços e suas populações buscando a consolidação de uma sociedade mais justa.

Prêmio Anu é muito mais do que um prêmio, mais que um símbolo; é o reconhecimento das ações desenvolvidas na busca do sentimento de vitória dos que nasceram invisíveis, por conta de sua condição social, e fazem a diferença.


Enviamos o Projeto Faça uma criança sorrir que possui uns quatro meses de organização tendo como objetivos: sensibilizar órgãos públicos, setores comerciais e sociedade em geral da cidade com a finalidade de contribuírem através da doação de brinquedos ou lanches para serem distribuídos às crianças, sendo este um momento de troca entre o grupo e a comunidade, conscientizando os dançarinos da necessidade de contribuir para o bem estar do outro através de um projeto social.
Os integrantes do grupo saem no centro da cidade, devidamente uniformizados pedindo doações, entrando em contato com a solidariedade ou não dos comerciantes estimulando-os a se tornarem participantes ativos dentro do projeto. Também é criado um espetáculo de dança infantil direcionado para a culminância e ocorre a parceria com outros grupos de dança da cidade proporcionando um momento de lazer para as crianças, além de brincadeiras e distribuição dos presentes. Em média foram umas 250 contempladas. O projeto também foi expandido para o bairro vizinho, Labino, que também possui carência desse tipo de atividade sendo contempladas mais 150 crianças.

RESULTADO: FICAMOS SELECIONADOS ENTRE AS 5 MELHORES INICIATIVAS DO PIAUÍ, PRECISAMOS DO VOTO ON-LINE.

A VOTAÇÃO INICIA SEGUNDA-FEIRA DIA 10 DE DEZEMBRO A 31 DE DEZEMBRO ATRAVÉS DO SITE, www.premioanu.com.br 




Ser tão Vivo na programação Vamos ao Teatro do Sesc

O Grupo Cultural Raízes do Nordeste apresentou-se dentro da programação do “Vamos ao Teatro”, projeto executado pelo Serviço Social do Comércio, Sesc Avenida na segunda-feira, dia 26 de novembro, a partir das 19h, em Parnaíba.

Com o espetáculo “Ser Tão Vivo!” inspirado em músicas autorais do Grupo Sertanília da Bahia que utilizam a sonoridade das manifestações musicais do Sertão.










estilo musical relembra tradições como o coco, a Folia de Reis durante o momento em que os ternos anunciam a sua entrada nas casas do interior durante a Festa de Reis, além de trechos da obra Grande Sertões Veredas de Guimarães Rosa, recuperando uma das cenas mais belas da literatura, ao flagrar o sofrimento de Riobaldo diante do corpo morto de Diadorim.

O espetáculo foi especialmente trabalhado pela coreógrafa Fabiana Reis e o figurino de Fernanda Reis. O elenco é composto por 10 dançarinos, com apoio de Ryck Costa.

ENSAIO


Fabiana Reis - nossa coreógrafa








Grupo Cultural Raízes do Nordeste
Edição: Tacyane Machado/ Proparnaiba.com