2010


Grupo Raízes do Nordeste promove espetáculo “ Ruídos da Senzala”
23 janeiro, 2010 - 14:51 — Seu Artigo
O Grupo Cultural Raízes do Nordeste da comunidade Vazantinha nesta sexta-feira (22) encantou os visitantes e artesãos da 2ª Feira Integrada de Artesanato, Arte e Cultura – FEIRAAC com o espetáculo “ RUÍDOS DA SENZALA”, “mostrando que a contribuição do negro para a cultura brasileira vai além da povoação e da prosperidade econômica através do seu trabalho. Se traduz na linguagem, na religião, na culinária, na arte, na música e na dança. O negro deu seu ritmo à música brasileira, no samba, no pagode, no afoxé, nas festas folclóricas como a do maracatu”.
A música apresentada foi: AFRO_BRASILEIRA do autor: FRANK FARIAS, coreografia de FABIANA REIS e figurino de Francisca Reis. O grupo é composto por Clarice Silva, Tatiana Reis, Fernanda Reis, Cristina ,Vitor, Kely, Wembles Ricardo e Fabiana Reis.
Agradecemos aos colaboradores: Associação de Moradores da Vazantinha e a Liga de Bumba-meu-boi.
A feira “VIVENCIANDO ARTE E CULTURA” é uma iniciativa de grande valia para propagar os talentos e a cultura de nossa região.
























Acesse o vídeo no you tube:



No final de janeiro de 2010 iniciamos uma oficina com a Professora Eugênia Castelo Branco na área de coreografia. Sem dúvidas foi de grande valia para o aperfeiçoamento de alguns integrantes do grupo.















Logo após em fevereiro surge o desafio de criarmos uma coreografia para uma ala da Escola de Samba. Foi uma experiência nova, estávamos inseguros inicialmente mas deu tudo certo. Ala Nega maluca.









Depois de Escola de samba, surge o convite para Fabiana coreografar uma quadrilha. Que desafio!!!!
Nunca havia trabalhado com tantas pessoas, depois de muito resistir, ela acabou aceitando. Em três meses concluiu seu trabalho. Todas as músicas eram de Zé Cláudio, creio o que tornou um pouco mais fácil o trabalho devido o entrosamento existente com suas belíssimas músicas. Foi mais uma realização profissional para nossa coreógrafa, sendo que alguns integrantes do grupo dançaram também na quadrilha apoiando seu trabalho, digno de elogios. Tatiana Reis foi a Rainha Junina obtendo o 2º lugar na competição.


A dança folclórica do bumba-meu-boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. O grupo vem apresentando o espetáculo “Balança Meu Boi“ com coreografia de FABIANA REIS e figurino de FRANCISCA REIS.Apresetação feita no Quadrilhódromo.


























Logo após Balança Meu Boi o grupo foi convidado para fazer uma apresentação em Caraúbas, então recriamos esse espetáculo, com nova coreografia e figurino. Apresentamos também na Praia de Pedra do Sal e no encerramento da quadrilha Balança Mas não cai.






































UFA – CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS -  vem informar que a sua iniciativa está participando do Prêmio Anu 2010.
               
               Grupo Cultural Raízes do Nordeste - Projeto Resgatando a Cultura


                O Prêmio Anu visa valorizar e reconhecer publicamente projetos socioculturais desenvolvidos em comunidades que vivem em desvantagem social.

Os jurados, colaboradores da sociedade, tais como: empresários, gestores públicos, jornalistas, esportistas, sociólogos, artistas entre outros, indicaram sua iniciativa para participar do Prêmio, tendo em vista que o seu trabalho de destacou no cenário do seu Estado em 2010.



É com imensa alegria que agradecemos aos que contribuíram para essa indicação, contamos com o seu voto para representarmos o Estado do Piauí Nacionalmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário