domingo, 28 de setembro de 2014

Raízes do Nordeste conquista 1º e 2º lugar no Festdança 2014.

O Grupo Cultural Raízes do Nordeste participou pelo terceiro ano consecutivo do Festdança. O 18º Festival de Dança é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Participaram  823 bailarinos, de 64 grupos, apresentando 271 coreografias. Além dos bailarinos, 78 coreógrafos também estiveram presentes. A premiação é um atrativo a mais para os jovens. Foram oferecidos 15 mil reais em prêmios, além dos troféus.


Na categoria de Danças populares avançado concorrendo com 15 grupos, o Raízes obteve o 1º lugar com a coreografia Maculelê, ficando assim classificado para a 23ª Competição Internacional de dança Passo de Arte 2015 em Indaiatuba – SP. Foi uma sensação de dever cumprido, há três anos o grupo persistia para melhorar a colocação no festival.



A novidade foi a inscrição da coreografia Lamento Nordestino em conjunto Estilo Livre Avançado, que rompeu com ousadia a linha de trabalho do grupo. Despertou no público presente admiração e interesse. Foi obtido o 2º lugar, uma ótima colocação para a primeira vez.


Garotas propaganda para o Festival Beneficente de dança em Teresina



Lamento Nordestino


Na última noite, 27 de Setembro ocorreu a reapresentação dos vencedores, das 271 coreografias, apenas 24 ficaram na final concorrendo a premiações em dinheiro e troféu. Com muita emoção, o Raízes reapresentou o Maculelê e venceu como melhor conjunto de danças populares.



Não teve como não conter a emoção

Com nossa premiação

Com Anne Julliet, talento em pessoa - Melhor bailarina do festival

Gostaríamos de agradecer a todos que acreditaram mais uma vez em nosso trabalho e nos apoiou para estarmos na capital representando o litoral do nosso estado. Foi uma semana de experiência maravilhosa e inesquecível de partilha, contato com outros trabalhos belíssimos, jovens talentosos e profissionais.
Nos identificamos com a trajetória de alguns grupos que para estarem lá mostrando seu trabalho, superam inúmeros obstáculos, falta de apoio, dificuldades que estimulam a tentar seguir em frente da maneira que podem. Compartilhamos um pouco da nossa história e registramos mais esta vitória.
Também conhecemos outros que são apoiados em tudo que precisam pelo  seu município de origem com hospedagem, transporte, figurinos, elementos, maquiagem, enfim apoio total da secretaria de cultura.
Parabéns todos Raizeiros que se empenharam de alma e coração, e subiram naquele palco e superaram todas as barreiras, dores e deram seu melhor, que Deus continue abençoando cada um de vocês. 
Parabéns Fabiana Reis, nossa querida coreógrafa que está registrando seu trabalho e sendo elogiado por onde passa.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Raízes do Nordeste conquista 4º lugar em Competição Internacional de dança Passo de Arte 2014



O projeto Passo de Arte hoje é formado por uma rede festivais regionais que ocorre durante todo o ano em várias regiões do país e até no exterior, tendo sua ação multiplicada pelos eventos credenciados. A competição que nasceu há 22 anos expandiu as raízes para países como Argentina e Paraguai e através do Instituto Passo de Arte há dez anos representa o concurso Youth America Grand Prix no Brasil.





Eventos credenciados: Dança Ourinhos/SP, FidFest/Santos/SP, Festival de Dança Mery Rosa/SC, Prêmio Desterro/SC, Bento em Dança/RS, FAC - Festival de Arte e Criatividade/PB, Festival de Dança Ballace/BA, Festival de Dança de Teresina/PI, Festival de Dança de Cabo Frio/RJ, Festival de Dança do Conselho Paraguai/PY, Festival Danzamerica em Córdoba/Ar.

Dos Passos Regionais e dos eventos credenciados saem os melhores trabalhos e talentos para a Competição Internacional que acontece na cidade de Indaiatuba em Julho. Com resultados zerados, é como se houvesse vários festivais dentro de um só.

O grupo Raízes do Nordeste ficou selecionado na Regional Norte e Nordeste em Fortaleza - CE, obtendo o 1º lugar em danças populares Avançado, ficando assim classificado para o Festival Internacional.


Nas regionais de 2014 passaram mais de 300 academias, 5000 estudantes com 1500 coreografias, 670 trabalhos foram selecionados, além dos indicados nos eventos credenciados, isto faz do Passo de Arte uma referência da dança acadêmica do País.

Dentre os 9 grupos inscritos na categoria, o grupo obteve o 4º lugar, concorrendo com trabalhos do Paraguay, São Paulo e Minas Gerais. Os jurados foram Jeremy Miller dos Estados Unidos, Cristina Sanchez Argentina e Edy Wilson, João Wlamir e Ancelmo Zolla do Brasil.


Sabíamos que teríamos tudo pra ter subido naquele palco e receber o nosso terceiro troféu Passo de Arte, contudo a sensação de dever cumprido e o reconhecimento dos aplausos do público nos deixou imensamente felizes, afinal senão tivéssemos arriscado, acreditando que seriamos capazes de estarmos la mais uma vez contando com a ajuda dos nossos amigos não saberíamos que estávamos avançando em nosso trabalho, muito obrigada mais uma vez quem nos ajudou.





Parabéns para todas as Raizeiras que mesmo com toda pressão, responsabilidade de ter sido o único grupo do nordeste a participar da categoria, de estarmos representando o Piaui e a Ilha de Santa Isabel em tao grandioso evento é muito gratificante e os momentos vividos aqui ficarão mais uma vez pra sempre em nossas melhores lembranças. Foram emoções que tivemos a honra de sentir mais uma vez.

 Festival de dança não é o começo nem o fim. É um meio. Um local para as pessoas se olharem se conhecerem. Um espaço para ter parâmetros de como está o seu trabalho e o de seus alunos”.


PARABÉNS Alyne SoaresDébora LinharesDiovanna AzevedoFabiana ReisFernanda ReisGerciany CostaYelane SilvaRosyAny Barros,Tatiana Reis. Aos nossos pais que ficaram aflitos por estarmos viajando sozinhas e torcendo por nosso sucesso, obrigada mais uma vez.

Simplesmente foi assim.......... Se choramos ou se sorrimos o importante foi que vivemos fortes emoções.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Por falta de patrocínio, grupo cultural poderá não competir em SP



Após ter conquistado o primeiro lugar no Conjunto de Danças Populares no VIII Passo de Arte, realizado em Fortaleza – CE, competição de dança do norte e nordeste do Brasil, o Grupo Cultural Raízes do Nordeste, de Parnaíba, poderia participar do 22º Competição Internacional do Passo de Arte, em São Paulo. O fato é que o grupo de bailarinas poderá não comparecer à disputa por falta de patrocínio para levar o nome da cidade para um campeonato de nível internacional.

Para viajar para a cidade paulistana, o grupo terá custos com passagens, hospedagem e alimentação, o que complica a participação das meninas de origem da comunidade da Vazantinha, já que as dançarinas não possuem de recursos próprios para a finalidade. Segundo elas, estão em busca de patrocínio para poder representar a cidade litorânea.


As garotas de Parnaíba participariam do concurso que será realizado entre os dias 03 a 12 de julho deste ano. Os grupos da chave que Raízes do Nordeste deveria disputar, se apresentariam de acordo com a programação do evento, que são danças folclóricas, étnicas (irlândes, espanhol, etc), danças características nacionais, estrangeiras e danças populares urbanas (tango, forró, samba, bolero, etc). 

PASSO DE ARTE 
O Passo de Arte é um projeto que alcança todos os cantos do país e mais Paraguai e Argentina, sendo um organismo vivo, uma rede de competições e eventos credenciados que atuam ao longo do ano conectando bailarinos, estudantes, profissionais e escolas de dança. As regionais acontecem em São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte. 
 


Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

domingo, 8 de junho de 2014

RAÍZES DO NORDESTE NÃO PARTICIPARÁ DE COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE DANÇA POR FALTA DE APOIO

O Grupo Raízes do Nordeste oriundo da comunidade Vazantinha inscreveu-se pelo segundo ano consecutivo no Regional Passo de Arte Norte e Nordeste em Fortaleza e obteve o 1º lugar ficando assim classificado para o 22º Passo de Arte Competição Internacional de Dança em Indaiatuba - SP, que acontecerá de 03 a 12 de Julho. A coreografia classificada foi sobre Maculelê, foram mais de três meses de preparação, ensaios exaustivos, dores, muito suor derramado, dedicação, enfim empenho que sempre temos a cada nova criação, a cada novo trabalho que presenteamos nosso público.






Para chegarmos até Fortaleza tivemos o apoio para o transporte de alguns vereadores e da Prefeitura de Parnaíba, agradecemos esse apoio, pois quase não íamos e teríamos assim perdido o 1º lugar para a cidade de Parnaíba, já que foi o único grupo do Piauí que participou dessa Regional.






As inscrições seguem até terça-feira dia 10 de Junho para confirmar presença na competição. Contudo, não conseguimos apoio para as passagens e o grupo que se mantém dos cachês das apresentações não tem como bancar essa viagem. É com muita tristeza que estamos compartilhando essa notícia com todos vocês. Mas, como existem os obstáculos pelo meio do caminho, esse fator nos deixará de fora da competição. Agradecemos de coração o carinho, apoio, palavras de otimismo, as felicitações pelo nosso trabalho de todos que admiram a arte do Raízes do Nordeste. O nosso muito obrigada.