sexta-feira, 6 de maio de 2016

GRUPO CULTURAL RAÍZES DO NORDESTE NOVO PONTO DE CULTURA CERTIFICADO



A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) divulgou nesta quarta-feira (4) a lista com os Pontos de Cultura autodeclarados já certificados. No total, foram credenciados 121 novos Pontos, distribuídos por 22 unidades federativas do País. A relação das entidades e coletivos recém-certificados foi publicada no Diário Oficial da União.
A certificação simplificada, por meio da Plataforma Rede Cultura Viva, é um processo seletivo simplificado, aberto permanentemente, destinado ao reconhecimento de entidades e coletivos culturais como Pontos ou Pontões de Cultura. A sua criação atende a uma reivindicação histórica do movimento cultural pelo reconhecimento do Estado a entidades que já atuam no cenário cultural em seus territórios.
Tal reconhecimento garante a essas entidades uma chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias e permite ainda que elas se articulem com os outros pontos da rede a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um determinado território. O cadastro possibilita ainda o acompanhamento permanente das atividades desenvolvidas pelo Ministério, assim como de editais e eventuais articulações.
Os projetos foram avaliados por uma comissão paritária que reúne representantes da sociedade civil, do Ministério da Cultura, da Secretaria Nacional de Economia Solidária e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A análise é realizada com base em alguns critérios, alinhados às diretrizes e normativos da Política Nacional de Cultura Viva.
Nesta primeira etapa de avaliação, foram analisadas 172 iniciativas, das quais 121 foram aceitas e certificadas. O não preenchimento total do formulário específico para a inscrição, a não apresentação dos documentos e dados necessários e eventuais fins lucrativos estiveram entre os principais motivos que impediram o credenciamento das eliminadas.
O Grupo Cultural Raízes do Nordeste foi um dos coletivos autodeclarados e certificados pelo Ministério da Cultura. Oriundo da comunidade Vazantinha de Parnaíba - Pi, vem desde 2003 desenvolvendo atividades na área da dança na divulgação e preservação , tendo conquistado ao longo dos anos premiações em importantes festivais de dança pelo país. Tendo sido selecionado por três anos entre as melhores iniciativas do estado do Piauí pela CUFA, Central Única das Favelas do Rio de Janeiro e tendo recebido o Prêmio Anu Dourado em 2013. Recebeu em 2015 o certificado como exemplo de Inovação e criatividade pelo Ministério da Educação do estado do Piauí e o selo como Patrimônio Vivo da Ilha pelo programa Janela para o mundo da empresa Ômega energia. A sede do grupo é na residência da coreógrafa Fabiana Reis, que agora se torna Ponto de Cultura.
O certificado de Ponto de Cultura é mais um reconhecimento do nosso trabalho Brasil a fora, e prova que com amor pelo que se faz, dedicação e empenho nos fortalece para estarmos em atividade por mais de uma década. A importância de ser Ponto de Cultura é que amplia nossas ações, além disso, o Plano Nacional de Cultura - PNC (Lei 12.343/2010) estabelece em seu Plano de Metas o fomento de 15 mil Pontos de Cultura até 2020 com um investimento anual de aproximadamente 113 milhões/ano, e com isso podemos participar dos editais específicos para desenvolver nossos trabalhos.
#PONTODECULTURA - GRUPO RAÍZES DO NORDESTE, NA ARTE E NA VIDA PARNAIBANA



Nenhum comentário:

Postar um comentário