segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ruído da Senzala: um grito de liberdade

Em Junho estreamos Ruído da Senzala: um grito de liberdade.  Retrata que o legado do negro africano para a cultura brasileira vai além da povoação e da prosperidade econômica através de seu trabalho. Se traduz na linguagem, na religião, na culinária, na arte, na música e na dança. O espetáculo mostra o canto dos escravos, os tambores africanos, a vinda dos negros em navios negreiros, a escravidão em nosso país, o sofrimento nas senzalas, o trabalho forçado nos canaviais, a luta por liberdade e o nascimento da capoeira, sendo uma das músicas: Afro-brasileiro, letra de Frank Farias, melodia e arranjos de José Cláudio Viana, um compositor parnaibano que acompanha o grupo com suas belíssimas composições há alguns anos.
O grupo atualmente possui dez dançarinos: Ana Paula, Aline, Clarice Silva, Elane Nascimento, Fabiana Reis, Fernanda Reis, Gercyane Costa, Tatiane Reis, Vitor, Yelane, com coreografia de Fabiana Reis, coordenadora e dançarina do grupo.


Um pouco da agenda desse espetáculo:


20.06.11 -  XXXV edição do Encontro Nacional de Folguedos do Piauí em Teresina 22.06.11 -  VII Festival Cultural de São João do Arraial.
25.06.11 - Folguedos de Parnaíba


08.07.11 - Unidade Escolar Cândido Oliveira
08.07.11 - Escola Benedito dos Santos Lima
12.07.11 - Conferência de Saúde - UFPI
22.07.11 - Festival de Cultura de Caraúbas
29.07.11 - Encerramento da Quadrilha Libera e Mexe
29.07.11 - Quadra Esportiva da Ilha


01.08.11 - Oficina pedagógica e Seminário de Cultura e Identidade realizado pela Prefeitura de Parnaíba - Escola Normal
11.08.11 - Abertura do 6º Festival Estudantil de Identidade Cultural do Piauí.
    .08.11 - Abertura do Programa Mais Educação no CAiC



São João do Arraial











2 comentários:

  1. Que Deus abençoe cada um de vocês, não desanimando diante os obstáculos da vida, eles surgem sem dúvidas para nos tornarmos pessoas melhores...

    Parabéns por mais este degrau na carreira de vocês!!!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Vou continuar acompanhando a Trajetória de vocês por toda minha vida. Tenho a honra de dizer que um dia já participei desse grupo, e principalmente que sou 100% Raízes do Nordeste.
    Sucesso sempre.. Grande Abraço!

    ResponderExcluir