segunda-feira, 6 de abril de 2015

Balé Popular do Recife e Raízes do Nordeste de Parnaíba-PI em Intercâmbio Cultural pelo Palco Giratório 2015



O final do mês de Março de 2015 no Teatro do Sesc Avenida foi marcado por diversas apresentações culturais das cidades de Parnaíba, Teresina e Floriano através do projeto Março de Artes Cênicas que foi criado para comemorar o Dia do Teatro e do Circo. 


Em meio a programação houve a abertura das apresentações do Palco Giratório com o espetáculo Nordeste: a dança do Brasil do Balé Popular do Recife na sexta-feira 27 de Março.




“Nordeste - a dança do Brasil” é o espetáculo mais difundido do grupo de dança, trata-se de um passeio panorâmico pelas principais manifestações artísticas e culturais de Pernambuco através dos autos e folguedos populares encontrados nos ciclos festivos nordestinos, como no ciclo natalino que compreende os meses de outubro, novembro e dezembro, segundo o que determina para a época o Calendário Brasílica, na Estação da Primavera: Guerreiro, Dança dos Arcos (galante), Brincantes do Nordeste e Cavalo Marinho. No ciclo junino que compreende os meses de abril, maio e junho, Estação do Outono, destaca-se o Xaxado, Coco de Roda, a Ciranda, e a Quadrilha Junina. O terceiro ciclo festivo, Estação Inverno, meses de julho, agosto e setembro, a prioridade é o tema Afro Brasileiro, que é uma representação das danças de influencia africana na nossa cultura, como a dança Quilombiana, Afro Primitivo, Caboclos de Lança e Maracatu Nação. Finalizando o espetáculo com a Estação Verão, meses de janeiro, fevereiro e março, o público é brindado com as manifestações do ciclo carnavalesco onde há a apresentação das danças mais contagiantes do Brasil, típicas do carnaval pernambucano como os Caboclinhos, a “La Ursa – troça” e o eletrizante Frevo. Nordeste: a dança do Brasil, uma exuberante festa para os olhos e para o espírito, rica, colorida, vibrante e alegre.



Dentre as atividades realizadas pela companhia na cidade de Parnaíba, além da apresentação, houve a oficina com iniciação à metodologia Brasílica de dança com o objetivo de ensinar os principais movimentos e os passos básicos de alguns dos ritmos da cultura popular nordestina como Ciranda, Coco, Guerreiro, Afoxé, Maracatu e Frevo, presentes em seu espetáculo, ministrada para o Grupo Raízes do Nordeste como parte do Intercâmbio Cultural promovido pelo Palco Giratório.








No dia seguinte, 28 de Março o Raízes ministrou sua primeira oficina com base em sua trajetória e sequencias coreográficas do Maculelê. Foi uma imensa responsabilidade e uma honra. Eles foram super receptivos e participativos, ficamos super emocionados ao ver o Balé de Recife dançando o nosso Maculelê.





Logo após a oficina, surgiu o convite para irem visitar o nosso espaço na Vazantinha do outro lado do rio, continuando assim o intercâmbio através de um belo almoço preparado para todos. E assim, na aventura de irem de canoa, Raízes e o Balé estreitando os laços e conhecendo de perto um pouco da nossa realidade.





No intercâmbio consistia além do momento oficina, o Balé também ficaria na cidade para assistir a apresentação local que foi feita por nós. A expectativa e ansiedade estavam enormes, afinal não era fácil nos apresentarmos depois. Contudo, deu tudo certo, mostramos o nosso trabalho da melhor forma possível, o público se emocionou junto conosco. Agradecemos a presença de cada um de nossos amigos, familiares, o Balé de Recife, o secretário de Cultura Hélder Sousa, Gilson Barros, secretário do Ministro da Cultura; a equipe do Janela para o Mundo, enfim a todos que pela presença nos proporcionou uma noite memorável.





Logo após a apresentação, convidamos o Balé do Recife para receberem como lembrança os colares utilizados por nossos bailarinos e que foram feitos especialmente para eles. Fechamos a noite do 28 de Março com  chave de ouro através dos comentários dos que estavam presentes.



Foi um contato para a história e um presente para o Raízes, conhecer um pouco mais de perto a história dessa grande companhia que é referência artística para o Brasil e outros países, são quase 40 anos de amor e dedicação a arte que se faz e que fica enraizada por onde passa. Parabéns cada bailarino que com sua energia contagia a plateia, André Madureira, Ângela Fischer e Christiane Galdino obrigada por tudo, foi uma honra os minutos nos quais tivemos oportunidade de conversar.

“Eu achei muito importante ter assistido esse espetáculo. Fiquei muito emocionada em diversos momentos, porque tem muita coisa relacionada ao nosso trabalho. A gente sabe das dificuldades, porque nós também já passamos. Mas a gente sabe também que vocês estão com toda garra, estão querendo vencer e o amor com que vocês fazem o espetáculo é muito importante. Belíssimo, lindo, adorei, fantástico. (Ângela Fischer) (Diretora Artística – Balé do Recife)


Muita garra, muita energia, bem ensaiado, coreografias marcantes. Estão de parabéns os meninos em cena, muita sensualidade. Continuem assim vibrando, lutando pela cultura, acreditando. Isso é um trabalho de amor que vocês fazem, dedicação. O resultado é esse, uma coisa maravilhosa, vibrante que a gente viu hoje aqui. Muita garra, mulheres brasileiras, energia, a força, a coragem e a disposição estão presentes em seu espetáculo.
É importante ressaltar a amizade que surgiu entre os grupos, são coisas espirituais que vão além da compreensão humana. É uma comunhão entre os povos e isso só tem a ganhar é o planeta que fica mais bonito, mais colorido, mais festivo. Que continue essa amizade pra sempre. Teremos a oportunidade de recepciona-los em breve em Recife. Esperamos vocês de braços abertos em minha casa. (André Madureira – Diretor Artístico e coreógrafo do Balé de Recife)

Em breve, depoimentos de Helder Souza, Vanusa Costa e Christiane Galdino...






Obrigada ao Sesc em nome de Lili Machado pela oportunidade que nos foi dada, uma nova etapa se inicia na vida do Raízes do Nordeste de agora em diante, nos sentimos batizados por eles. Que Deus lhe ilumine a cada dia e que possas propagar a cultura para muitos outros lugares. Obrigada de coração pelos presentes ao Raízes durante esses anos. Ao nosso querido Zé Maria que cuidou tão bem de todos os detalhes para a nossa iluminação e atuação em cena. Grande abraço!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário