quinta-feira, 7 de maio de 2015

Raízes do Nordeste de Parnaíba - PI é um dos selecionados no Festival de dança de Joinville 2015




Depois de grande expectativa por parte dos grupos inscritos e de muito trabalho dos jurados, curadores e equipe técnica do Festival de Dança de Joinville, saiu o resultado dos trabalhos selecionados. Do total de 2.526 coreografias inscritas no processo de seleção, por 614 grupos de todas as regiões do Brasil, Argentina, Paraguai e Rússia, foram aprovados 172 trabalhos para a Mostra Competitiva, 32 para o Meia Ponta e 249 para os Palcos Abertos. 

Na Mostra Competitiva, foram aprovados 104 grupos que representam 14 estados brasileiros (Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantis) e também um grupo de Fernando de La Mora, Paraguai.   

Pela segunda vez nos inscrevemos no festival, ano passado não foi possível. Mas, como tudo tem o momento certo pra acontecer, chegou a nossa vez!!! Na nossa categoria de Danças Populares, conjunto sênior: 20 foram reprovadas, 13 apenas para palcos abertos e 5 foram aprovadas para a Mostra Competitiva. A coreografia Maculelê que já venceu na Regional Norte e Nordeste Passo de Arte em Fortaleza; no 18º Festdança de Teresina como melhor conjunto de danças populares do evento; Além de integrar em 2014 os projetos do sesc: Dança e Movimento, Miscelânea das Artes, Vamos ao Teatro, Março de Artes Cênicas e Intercâmbio Cultural com o Balé Popular de Recife. Irá participar da 23ª Competição Internacional de dança Passo de Arte em Indaiatuba e acaba de integrar a programação de um dos maiores festivais de dança do país. Festival de Joinville"



"É a realização de um sonho, estamos imensamente felizes e vibrantes com esta conquista. É mais um degrau de reconhecimento do nosso trabalho, do litoral do Piauí, de Parnaíba para os palcos do mundo. Só temos a agradecer a Deus por tudo. Temos este desafio, conseguir patrocínio para a viagem. Contamos com o apoio de quem puder nos ajudar."



"Só tenho a agradecer a Deus primeiramente, aos meus pais por me apoiarem sempre, meus bailarinos pelo amor, pela força e por todo empenho dedicado a fazer arte, as pessoas que sempre torcem pelo Raízes, aos familiares de todos, aos fãs e amigos .
Posso dizer que não e fácil chegar ate aqui mas também não e impossível...
Vamos que vamos porque agora o trabalho eh em dobro
→ festival internacional de dança em Indaiatuba SP
→ festival de dança de Joinville"  Fabiana Reis ( coreógrafa do grupo)

Pela primeira vez na curadoria artística do Festival, a bailarina e coreógrafa Mônica Mion, faz uma avaliação positiva da seletiva deste ano. Mônica afirma que o festival é diferente e diverso a cada, mas a qualidade nos trabalhos concorrentes sempre se mantém.

Como foi realizada a seleção
O processo da seleção dos grupos e coreografias que irão participar do 33º Festival de Dança de Joinville iniciou em abril, quando todos os 2.526 trabalhos, inscritos por grupos de todas as regiões do Brasil e também da Argentina, Paraguai e Rússia, passaram por uma pré-seleção, onde os vídeos das coreografias inscritas foram avaliados por jurados nos sete gêneros de dança que compõe o evento (sendo dois especialistas por gênero): Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Jazz, Sapateado, Danças Populares e Danças Urbanas. Nessa etapa os jurados receberam os vídeos pelo sistema online e fizeram a avaliação de maneira individual e à distância.

Na segunda fase da seleção, realizada de 30 de abril a 04 de maio, o trabalho foi realizado de forma presencial, com os integrantes da Curadoria Artística do evento _ Marcelo Misailidis, Mônica Mion e Taís Vieira - reunidos na sede do Instituto Festival de Dança, fazendo a análise das cerca de 600 coreografias pré-selecionadas para o Meia Ponta e Mostra Competitiva. Essa avaliação foi feita também em duas etapas: assistindo aos vídeos enviados pelos grupos de todo o Brasil, e ao vivo, com a apresentação com grupos e escolas de Joinville no dia 1º de maio, no Teatro Juarez Machado.


Fonte: http://ndonline.com.br/florianopolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário